top of page
  • Noivas em NY

Dicas para fazer um discurso de padrinho memorável

Aqui nos EUA, existe a tradição do discurso da madrinha e do padrinho durante o jantar do casamento. Na verdade, os escolhidos são o best man e a maid of honor (que são o melhor amigo do noivo e a melhor amiga da noiva – os mais chegados! rs)

Esse, é um dos momentos mais esperados da recepção, e de muita ansiedade para os noivos também, pois irão saber um pouquinho mais sobre suas historias, de um outro olhar – muitas vezes com detalhes nunca revelados, rs.

No meu casamento (Kris), tive o enorme prazer de ouvir o discurso de duas amigas muito especiais e de uma prima (todas minhas madrinhas). Foi tão lindo escutar como nossa amizade começou e detalhes vindo da perspectiva delas. Me emocionei. Nos emocionamos. Mas rimos muito também. Acho que a recepção do casamento deve ser assim, leve, alegre, com a cara dos noivos. Sem muito protocolo, sabe? E os discursos dos padrinhos cumpre muito bem esse papel no casamento intimista.

via pinterest


Para os americanos, já é de praxe, que  o best man e a maid of honor farão o discurso. Mas no caso dos brasileiros, como não é comum, é necessário avisar com antecedência, para que seus amigos se preparem.

Agora você, que é madrinha ou padrinho, e esta se preparando para fazer o discurso para a(o) sua (seu) melhor amiga(o), pode estar se perguntando: existe regra para esse discurso? Não! Tenha em mente que é uma homenagem para um amigo, seja sucinto e sincero em suas palavras. Reunimos algumas dicas para você fazer um discurso épico, e ser lembrado para sempre.

  1. Não faça uma lista longa de agradecimentos;

  2. Conte histórias simples de vocês, mas emocionantes. Inclua memórias importantes que vocês fizeram juntos;

  3. Mantenha seu discurso na faixa de 3 minutos, e você terá êxito com os convidados. Ah! Leve-o por escrito. Não confie na sua memória;

  4. Não seja indiscreto. Fazer uma brincadeira ou outra é totalmente aceitável, mas não saia do trilho para humilhar o seu amigo em seu dia especial;

  5. Não roube os holofotes. O seu papel de madrinha ou padrinho é destacar e felicitar os noivos, por isso não perca o foco;

  6. Não esqueça os nomes deles, please! Você pode ser mais chegado do noivo do que da noiva, então fique 100% seguro de que você sabe o nome certo. O mesmo vale para todos os membros da família que você mencionar durante o seu discurso.

  7. Não beba demais. Você pode querer ter tomar um coquetel para acalmar seus nervos antes do seu discurso, mas tenha cuidado para não beber tanto que você não consiga manter a compostura.

  8. Tente relaxar antes de falar. Respire profundamente algumas vezes e você se sairá bem!

  9. Se você for o último a discursar, pode pedir em seguida, um brinde aos noivos.. Agora é só comemorar!

Coloque a tradição do discurso na sua listinha. Você terá mais um momento inesquecível pra guardar! Além de reviver histórias maravilhosas da amizade de vocês, será impossível não ver sorrisos sinceros cheios de amor vindo a tona. E viva os noivos!

via martha stewart weddings


via the spruce


via Fiona Kelly Photography


Photo via Luxury Estate Weddings and Events


photo by Nima Salimi


photo by CLARY PHOTO


photo by Daniel Milligan


photo by Daniel Milligan


photo by Daniel Milligan


photo by Daniel Milligan


photo by Daniel Milligan


Compartilhe essa ideia com seu padrinho e sua madrinha. Eles irão amar!

bottom of page